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01/10/2025 - RNTRC Próprio em Veículo de Terceiro
Análise detalhada das responsabilidades de seguro, incluindo casos de repasse, inventário, e veículo em nome de familiares.
 
Guia essencial sobre a responsabilidade dos seguros em operações com veículos de terceiros (arrendados, comodato).
Esclarecemos quem contrata cada apólice (RCTR-C, RC-DC, RC-V) e analisamos casos complexos do dia a dia, como "repasse", veículos em nome de familiares ou em inventário, e o uso correto da procuração para gestão de sinistros e indenizações.

RNTRC Próprio em Veículo de Terceiro

Análise detalhada das responsabilidades de seguro, incluindo casos de repasse, inventário, veículo em nome de familiares e o uso de procuração.

O Ponto Central: Separando a Propriedade da Operação

Para entender a responsabilidade, é fundamental separar os papéis: o Proprietário do Veículo, o Transportador (Detentor do RNTRC) e o Contrato de Vínculo. A legislação de seguros de carga foca na responsabilidade da operação, e não na propriedade do bem.

Guia de Perguntas e Respostas Gerais

Quem é o responsável por contratar cada um dos seguros obrigatórios?

Tipo de Seguro Responsável pela Contratação Justificativa Legal
RCTR-C / RC-DC (Seguro da Carga) O Transportador (Detentor do RNTRC) A Lei 14.599/23 atribui a responsabilidade ao prestador do serviço de transporte.
RC-V (Seguro do Veículo) O Proprietário do Veículo Este seguro está vinculado ao bem e é uma exigência da ANTT para o cadastro na frota.

Análise de Situações Especiais e Casos do Dia a Dia

O caminhão que eu trabalho está financiado em nome de um familiar. Como a lei vê essa situação?

Esta é uma situação muito comum. Para proteger tanto você quanto o familiar, a solução é a formalização através de um contrato de comodato ou arrendamento. Este contrato é o que a ANTT exige para incluir o veículo no seu RNTRC. As responsabilidades de seguro seguem a regra: seu familiar (proprietário) cuida do RC-V (veículo), e você (transportador) cuida do RCTR-C e RC-DC (carga).

Assumi o financiamento de um colega ("repasse"), mas o veículo continua no nome dele. Quais os riscos e como funciona o seguro?

Esta operação envolve altos riscos. A solução mínima para regularizar a operação é um contrato de arrendamento formal entre o proprietário original e você. Com ele, você pode incluir o veículo em seu RNTRC. A responsabilidade do seguro segue a mesma lógica: o proprietário do documento cuida do RC-V, e você, como operador, cuida dos seguros da carga. A recomendação máxima é sempre buscar a transferência definitiva do financiamento.

O dono do caminhão faleceu e o veículo está em inventário. Como regularizar?

É possível regularizar. O inventariante (administrador legal do espólio) pode firmar um contrato de arrendamento ou comodato com você, permitindo a inclusão do veículo no seu RNTRC. O espólio, representado pelo inventariante, fica responsável pelo seguro RC-V, enquanto você, o motorista, fica responsável pelos seguros da carga (RCTR-C/RC-DC).

No caso de "repasse", o proprietário original pode me passar uma procuração para eu resolver tudo do seguro e receber a indenização em caso de perda total?

Sim, é possível e é uma medida importante para reduzir riscos, mas é fundamental entender suas limitações. Para ter validade, deve ser uma Procuração Pública, feita em cartório, com poderes especiais para representar o proprietário perante seguradoras, comunicar sinistros e, crucialmente, receber e dar quitação de valores de indenização.

O Ponto Crítico: As Limitações da Procuração

A procuração lhe dá "poderes para agir", mas não transfere a propriedade do direito à indenização. Entenda os riscos que permanecem:

  • Titularidade da Indenização: O dinheiro da indenização ainda pertence legalmente ao proprietário do veículo.
  • Veículo Financiado: Se o caminhão é financiado, em caso de perda total, a seguradora pagará primeiro ao banco para quitar a dívida.
  • Dívidas do Proprietário Original: A justiça pode bloquear o valor da indenização por dívidas do proprietário original antes que você o receba.

Recomendação Profissional: A procuração é uma ferramenta essencial de mitigação de risco no "repasse", mas não elimina o perigo. A única solução 100% segura é a transferência oficial do financiamento e da propriedade do veículo.

Situações Complexas Exigem Assessoria Especializada

Lidar com veículos em nome de terceiros, em situações de repasse ou inventário, exige uma gestão de RNTRC impecável e contratos bem elaborados. Nós, da Assessoria Nacional ao Transporte, temos a experiência para orientá-lo na formalização desses vínculos, incluindo a elaboração de contratos e a orientação sobre procurações, garantindo que sua operação seja segura e 100% legal.

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Autor: antt.net.br

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