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01/10/2025 - Alerta Geral: Nova Fiscalização de Seguros para TACs Agregados e Subcontratados
A partir de outubro de 2025, a fiscalização da Lei de Seguros entra em sua fase mais crítica, focando na relação entre empresas e seus TACs.
 
Guia completo sobre a nova fase de fiscalização de seguros para TACs agregados e subcontratados, com início em Outubro de 2025.
Entenda como a verificação eletrônica obrigatória do seguro no MDF-e impacta a rotina de Empresas de Transporte (ETC) e motoristas autônomos (TAC).
A análise inclui as obrigações do TAC-Equiparado e uma tabela com projeção de custos.

Alerta Geral: Nova Fiscalização de Seguros para TACs Agregados e Subcontratados

Atenção, transportadoras e autônomos! A partir de outubro de 2025, a fiscalização da Lei de Seguros entra em sua fase mais crítica, focando na relação entre empresas e seus TACs. Este guia explica o que muda, como se preparar e quais os custos envolvidos.

O Que Muda na Prática? A "Trava" na Subcontratação

A grande mudança é que, a partir de agora, ao emitir um Manifesto Eletrônico (MDF-e) para uma viagem que será realizada por um TAC subcontratado, a empresa transportadora será obrigada a informar no sistema os dados da apólice de seguro de carga (RCTR-C e RC-DC) pertencente àquele TAC específico.

Se o autônomo não possuir um seguro válido ou se a empresa não informar os dados, o sistema da SEFAZ simplesmente rejeitará a emissão do MDF-e, impedindo legalmente o início do transporte.

Orientações para a Empresa de Transporte (ETC) Contratante

Para as empresas que contratam TACs como agregados ou para fretes específicos, a nova regra exige uma mudança de postura e de processos.

Quais cuidados tomar?

  • Homologação de Parceiros: Crie um cadastro atualizado de todos os seus motoristas autônomos e exija, como condição, a apresentação das apólices de seguro RCTR-C e RC-DC válidas.
  • Verificação Contínua: Crie uma rotina para verificar a vigência das apólices periodicamente, pois um seguro vencido irá paralisar a sua operação.

Como se preparar?

  • Atualize seu Software: Contate o desenvolvedor do seu sistema emissor de MDF-e e garanta que ele está atualizado com os novos campos para os dados do seguro do subcontratado.
  • Treine sua Equipe de Logística: Seus emitentes e gestores de frota precisam ser treinados sobre o novo procedimento.

Orientações para o Transportador Autônomo (TAC)

Para você, transportador autônomo, esta mudança representa a profissionalização compulsória. Estar irregular significa ficar fora do mercado.

Como se preparar?

  • Contrate seus Seguros: Se você ainda não tem, procure imediatamente um corretor especializado para contratar suas apólices de RCTR-C e RC-DC.
  • Tenha os Dados em Mãos: Deixe o número da sua apólice e o CNPJ da sua seguradora sempre à mão para informar às empresas que te contratam.
  • Inclua o Custo no seu Frete: O seguro é um custo operacional seu. Ele deve ser calculado e incluído no momento de negociar o valor do seu serviço.

Respondendo Dúvidas Essenciais

Como fica a situação do TAC-Equiparado (empresa com até 3 veículos) nessas novas regras?

Para fins da Lei 14.599/2023 e das novas regras de seguro obrigatório (RCTR-C e RC-DC), não há diferença prática entre o TAC (pessoa física), o TAC-Equiparado e uma grande Empresa de Transporte (ETC). Se a sua empresa se enquadra como TAC-Equiparado, todas as orientações, cuidados e projeções de custos descritas neste guia se aplicam integralmente a você.

É verdade que todo veículo de carga precisa ter seguro, em especial contra danos a terceiros?

Sim, é verdade, mas é crucial separar as responsabilidades.

  • Seguro da OPERAÇÃO (RCTR-C e RC-DC): Obrigatório para toda operação de transporte remunerado de cargas. Protege a mercadoria. A responsabilidade é do transportador.
  • Seguro do VEÍCULO (RC-V - Danos a Terceiros): Obrigatório para todo veículo com RNTRC ativo. É condição para o registro na ANTT e protege a sociedade. A responsabilidade é do proprietário do veículo.

Qual o valor estimado a ser pago pelo autônomo?

IMPORTANTE: Os valores abaixo são projeções e estimativas de mercado para fins de orientação. Uma cotação formal junto a uma corretora de seguros é indispensável para obter o valor exato.

Tipo de Veículo Seguro Obrigatório RC-V (Danos a Terceiros) - Custo Anual Estimado Seguro Obrigatório RCTR-C / RC-DC (Carga) - Custo Anual Estimado
Fiorino, Van, Caminhonete R$ 2.500 a R$ 4.500 / ano Custo variável (taxa Ad Valorem*) + Custo de apólice. Estimativa mínima anual a partir de R$ 1.500.
Caminhão VUC / Toco R$ 4.000 a R$ 7.000 / ano Custo variável (taxa Ad Valorem*) + Custo de apólice. Estimativa mínima anual a partir de R$ 2.000.
Caminhão Truck R$ 5.500 a R$ 9.000 / ano Custo variável (taxa Ad Valorem*) + Custo de apólice. Estimativa mínima anual a partir de R$ 2.500.
Cavalo Mecânico + Carreta R$ 7.000 a R$ 12.000 / ano Custo variável (taxa Ad Valorem*) + Custo de apólice. Estimativa mínima anual a partir de R$ 3.000.
Bitrem / Rodotrem R$ 9.000 a R$ 16.000+ / ano Custo variável (taxa Ad Valorem*) + Custo de apólice. Estimativa mínima anual a partir de R$ 4.000.

* Taxa Ad Valorem: É um percentual (ex: 0,05%) cobrado sobre o valor total das mercadorias transportadas. Este é o principal custo variável do seguro de carga.

Não Sabe por Onde Começar? Nós Ajudamos!

A regularização completa pode parecer complexa. A Assessoria Nacional ao Transporte é especialista em todos os trâmites do RNTRC e pode orientá-lo na busca pelos seguros obrigatórios. Garanta que sua operação não pare.

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Autor: antt

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