OTM - Habilitação OTM (Operador de Transporte Multimodal)
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Habilitação OTM (Operador de Transporte Multimodal)
Se você é um transportador rodoviário, já considerou atuar como um operador de transporte multimodal?
Essa habilitação oferece várias vantagens, como a utilização de infraestruturas consolidadas (marítima, aérea e ferroviária) para otimizar o transporte de cargas.

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Operador de Transporte Multimodal (OTM)


=> OTM Um Operador de Transporte Multimodal (OTM) é uma empresa que organiza o transporte de cargas utilizando diferentes modais (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo) para levar a mercadoria do ponto de origem ao destino final, assumindo a responsabilidade por toda a operação.
=> O OTM emite um único documento, o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC), que cobre todos os trechos da viagem, independentemente do número de modais utilizados.

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Operador de Transporte Multimodal (OTM)

Um Operador de Transporte Multimodal (OTM) é uma empresa que organiza o transporte de cargas utilizando diferentes modais (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo) para levar a mercadoria do ponto de origem ao destino final, assumindo a responsabilidade por toda a operação. O OTM emite um único documento, o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC), que cobre todos os trechos da viagem, independentemente do número de modais utilizados.
 

Para ser um Operador de Transporte Multimodal (OTM) no Brasil, é necessário, primeiramente, habilitar-se e registrar-se na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, para atuar em âmbito internacional, é preciso obter uma licença na Secretaria da Receita Federal. O processo envolve o preenchimento de um requerimento e a apresentação de documentos como o Contrato Social (ou Estatuto Social para empresas por ações), além de comprovantes de patrimônio mínimo para operações internacionais no Mercosul.
 

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CONSIDERAÇÃO INICIAIS

🚢 Cabotagem: A Rota Mais Lucrativa para o Transportador que se Torna OTM

= > Você, transportador rodoviário, conhece a realidade das estradas: margens apertadas, custos de diesel e pneu disparando, e uma oncorrência acirrada em cada quilômetro.

= > Mas e se, em vez de brigar por fretes com dezenas de outros caminhões, você pudesse oferecer uma solução que 90% do mercado não consegue? E se você pudesse usar a imensa costa do Brasil como sua principal rodovia?

= > É hora de deixar de ser apenas um trecho da viagem e se tornar o cérebro da operação logística. É hora de se tornar um Operador de Transporte Multimodal (OTM).
 

Por que sua Transportadora Deve Olhar para o Mar?

A habilitação OTM é o que permite à sua empresa gerenciar a cadeia inteira (terra, mar e ar) com um único contrato. E o "filé mignon" dessa habilitação é a Cabotagem (o transporte entre portos brasileiros).
 

Os números provam por que as grandes indústrias estão migrando para este modal:

  • = > Segurança Imbatível: A cabotagem reduz drasticamente os riscos de avarias e roubos. É a tranquilidade que seu cliente busca.

  • = > Pontualidade de Relógio: Com mais de 90% das entregas no prazo, a cabotagem oferece uma previsibilidade que a estrada (com suas greves e acidentes) não pode garantir.

  • = > Competitividade em Longas Distâncias: Em trechos longos, o custo do transporte aquaviário é imbatível, permitindo que você ofereça preços mais competitivos ao seu cliente final, mas com uma margem maior para você.

  • = > O "Frete ESG": O seu cliente (a grande indústria) está sendo cobrado por metas de sustentabilidade. Ao oferecer a cabotagem, você entrega uma solução com emissões de CO2 quatro vezes menores que o rodoviário. Você não vende só frete; você vende "solução verde".
     

O Futuro do Transporte Já Chegou

O Brasil está investindo pesado em embarcações de última geração. Em 2022, a frota brasileira movimentou 1,3 milhão de TEUs, substituindo milhões de viagens rodoviárias.

= > Grandes indústrias já anunciaram a intenção de migrar suas cargas para o aquaviário. A pergunta é: Quem vai atender essa demanda?

= > Será o transportador comum, que só oferece o caminhão? Ou será a sua empresa, habilitada como OTM, capaz de gerenciar a operação de ponta a ponta?
 

O Próximo Passo

= > Não se trata de abandonar o caminhão. Trata-se de usar o caminhão de forma mais inteligente — fazendo a "ponta" (coleta e entrega), enquanto o mar faz o "trecho longo".

= > A habilitação como Operador de Transporte Multimodal (OTM) na ANTT é o seu bilhete de entrada para este mercado de alto valor.

= > Deixe a burocracia conosco e prepare sua empresa para o crescimento. Fale agora com nossos especialistas e saiba como se tornar um OTM.
 

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VANTAGENS DE SER UM OPERADOR DE TTRANSPORTE MULTIMODAL 


Trabalhar com um único parceiro logístico também pode ser vantajoso para seu negócio pelas seguintes razões:


= > Maior agilidade no processo de contratação;
= > Mais facilidade no acompanhamento da carga em trânsito;
= > Maior leque de serviços para contar, como armazenamento e distribuição;
= > Mais simplicidade no acompanhamento de cobranças, evitando pagamentos indevidos, dentre outros.

Entre em Contato

Para solicitar um orçamento ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco:

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ABRANGÊNCIA do Operador de Transporte Multimodal:

Nacional e Internacional:
para âmbito de atuação no Brasil e exterior (exceto Mercosul);


Mercosul:
para âmbito de atuação nos paises do Mercosul.

Obs: No ato da solicitação da habilitação, o candidato a OTM deve fazer a opção da abrangência de sua atuação.

HABILITAÇÃO E REGISTRO COMO OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1. Contrato Social da empresa com eventuais alterações ou certidão simplificada emitida pela junta comercial; 
2. CNPJ da empresa. OBS: DEVE CONSTAR O CNAE 5250-8/05 Operador de transporte multimodal - OTM;
3. RG e CPF ou CNH dos Representantes Legais;
4. Comprovante de Pagamento (Favor enviar o comprovante - anexo)
5. 
Dois E-MAILs, TELEFONE (Fixo e celular)


= > Procuração - firma reconhecida (assim que enviar os documentos anteriores enviaremos modelo da Procuração)
Para se habilitar e promover a entrega e retirada dos documentos, será necessário uma procuração para darmos andamento ao serviço de assessoria.
​= > Requerimento OTM. (preenchemos por aqui)
O Requerimento deverá ser reconhecido firma com a opção da abrangência de sua atuação, o mesmo será enviado por nós após o recebimento dos documentos anteriores.
= > RNTRC ETC - Ativo (podemos tirar por aqui, caso não tenha)
 

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ATENÇÃO:

NOSSOS SERVIÇOS

NOSSOS HONORÁRIOS: PARA HABILITAÇÃO COMO OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL - OTM, JUNTO A ANTT.


NOSSOS SERVIÇOS


NOSSOS HONORÁRIOS: PARA HABILITAÇÃO COMO OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL - OTM, JUNTO A ANTT.


Nacional e Internacional: "OTM - Brasil e Todos os Paises do Mundo (exceto Mercosul)"

= > R$ 3.500,00 => HABILITAÇÃO OTM Brasil e Resto do Mundo


Operações Internacionais para o Mercosul: " OTM - Brasil e Mercosul ".

= > R$ 3.500,00 => HABILITAÇÃO como OTM para o Brasil e Todos os Paises do Mercosul 

Obs: R$ 3.500,00 Mercosul: para âmbito de atuação nos paises do Mercosul. Desde que atenda a todos os requisitos no Decreto nº 1.563, de 1995. (No caso de inscrição para atuação nos termos do Decreto nº 1.563, de 1995, a pessoa jurídica nacional deverá ainda apresentar comprovação de patrimônio mínimo em bens ou equipamentos equivalente a 80.000 DES (oitenta mil Direitos Especiais de Saque), ou aval bancário ou seguro de caução equivalente.). Veja todas as implicações logo abaixo, antes de fazer a opção por MERCOSUL.


ATENÇÃO:

  • CONSTAR, dentre as atividades econômicas da empresa, no cartão do CNPJ, Operador de Transporte Multimodal; e
  • QUANDO o valor correspondente ao Ativo Não Circulante Imobilizado da empresa é inferior à 80.000 Direitos Especiais de Saque - DES. Para sanar a pendência a empresa poderá preencher outro requerimento selecionando a opção NÃO para o questionamento sobre se deseja atuar junto ao MERCOSUL, ou enviar o Balanço Patrimonial para nova conferência do Ativo Não Circulante Imobilizado, para efetiva comprovação das 80.000 DES (em reais algo em torno de R$ 650.000,00).
 

FORMA DE PAGAMENTO

POR PIX: A CHAVE É O MEU CNPJ 21.840.788/0001-14


Transferencia Bancária ou Depósito em Dinheiro, para o Banco Itaú

Banco Itaú: 341
Agência: 7307 | Conta: 07766-4
Tipo: Conta-Corrente
Nome do favorecido:
Assessoria Nacional ao Transporte Terrestre | CNPJ 21.840.788/0001-14


OTM Habilitação, Renovação

REQUISITOS PARA SER OTM

O QUE PRECISO SABER PARA HABILITAR-SE COMO OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL(OTM):

COMO SE TORNAR UM OTM (OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL) ?

O exercício da atividade do OTM depende de prévia habilitação e registro na ANTT. A abrangência pode ser:
- Nacional - pontos de embarque e destino situados no território nacional.
- Internacional - ponto de embarque ou desembarque situado fora do território nacional.

Operações Internacionais: Para operações dentro do Mercosul, é necessário comprovar um patrimônio mínimo equivalente a 80.000 DES, avaliação bancária ou seguro de caução.

A Lei nº 9.611, de 19 de fevereiro de 1998, dispõe sobre o Transporte Multimodal de Cargas. O OTM é a pessoa jurídica que ficará responsável pela realização dos serviços de transporte por todo o trajeto da mercadoria.


MAIS DETALHES

  • Validade da Habilitação: A habilitação concedida pela ANTT tem validade de 10 anos.
  • Comunicação de Alterações: Alterações nas condições de habilitação devem ser comunicadas à ANTT em até 30 dias.
  • Recadastramento: O OTM deve realizar o recadastramento a cada 5 anos.

Qual a diferença entre transporte multimodal e transporte intermodal?

A diferença está na documentação e na responsabilidade. Se o transporte for multimodal, toda a operação é coberta por um único documento fiscal, o CTMC, emitido pelo OTM. Se o transporte for intermodal, toda vez que a carga trocar de veículo, um novo CT-e deve ser emitido.

OTM - Sua Oportunidade de ser Internacional

TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS


MDF-e Multimodal

O Guia Completo e o Impacto das Novas Regras (2025)

O Operador de Transporte Multimodal (OTM) é o maestro da logística, mas as novas regras de seguro, frete e tributação trouxeram uma complexidade sem precedentes. Entenda como sua operação será impactada e como se preparar.

O Que é o Transporte Multimodal e o Papel do MDF-e?

O transporte multimodal é a operação logística que combina dois ou mais meios de transporte (ex: navio + caminhão) para levar uma carga da origem ao destino, sob a responsabilidade de um único prestador: o Operador de Transporte Multimodal (OTM). O OTM é a empresa habilitada na ANTT que organiza e se responsabiliza por toda a cadeia.

Neste cenário, o **MDF-e Multimodal** é o documento que agrupa todos os Conhecimentos de Transporte (CT-es) de cada trecho, simplificando a fiscalização da carga durante sua movimentação.

Entendendo a Hierarquia dos Documentos: Um Exemplo Prático

Imagine uma carga saindo de Manaus-AM para um cliente final em Campinas-SP, usando o modal aquaviário e rodoviário.

  1. Nota Fiscal (NF-e): O fabricante em Manaus emite a NF-e da mercadoria. É o "RG" do produto.
  2. CT-e Multimodal (CTMC): O OTM, como responsável principal, emite um CT-e do tipo "Multimodal", que cobre a operação inteira (Manaus a Campinas).
  3. CT-es Vinculados: Para cada trecho, um CT-e específico é emitido:
    • Um CT-e do tipo "Vinculado a Multimodal" para o trecho de navio (Manaus a Santos).
    • Outro CT-e do tipo "Vinculado a Multimodal" para o trecho de caminhão (Santos a Campinas).
  4. MDF-e Multimodal: Para o trecho rodoviário, o responsável por aquele frete emite o MDF-e, vinculando o CT-e do trecho rodoviário para permitir a fiscalização em trânsito.

Os Impactos das Novas Regras na Operação do OTM

As recentes mudanças na legislação transformaram o MDF-e em uma poderosa ferramenta de fiscalização, e o OTM, como gestor da operação, está no centro desses impactos.

Impacto 1: A Complexidade dos Seguros (Lei 14.599/23)

A nova lei tornou os seguros RCTR-C e RC-DC obrigatórios para o transportador de cada trecho. Para o OTM, isso significa uma nova camada de responsabilidade.

Na Prática: Ao subcontratar um transportador rodoviário (seja um TAC ou outra ETC) para o trecho final, o OTM atua como **contratante**. Portanto, ao emitir ou garantir a emissão do MDF-e para aquele trecho, o OTM é o responsável por garantir que os **dados do seguro do transportador final** sejam informados corretamente. Se o parceiro rodoviário estiver irregular, a operação inteira para.

Impacto 2: A Fiscalização do Piso Mínimo do Frete (Nota Técnica 2025.001)

Assim como no seguro, o OTM é o contratante do frete para o trecho rodoviário. Isso o coloca diretamente sob as novas regras de fiscalização do piso mínimo.

Na Prática: Ao emitir o MDF-e para o trecho rodoviário de uma carga lotação, o OTM será obrigado a informar os detalhes do **pagamento do frete ao transportador final**, incluindo valor e dados bancários. Isso significa que a ANTT fiscalizará automaticamente se o OTM está pagando o piso mínimo ao seu parceiro rodoviário, com risco de multas retroativas desde 2018.

Impacto 3: Cascata de Conformidade (Ajuste SINIEF 46/23 e Reforma Tributária)

Qualquer mudança nas regras de emissão dos CT-es individuais afeta o MDF-e. Da mesma forma, a futura Reforma Tributária exigirá adaptações nos documentos fiscais.

Na Prática: O OTM precisa ter uma visão 360° da conformidade. Não basta que a sua própria documentação esteja correta; é preciso garantir que todos os parceiros em todos os modais também estejam 100% regulares. Um CT-e de um parceiro emitido com erro pode impedir a emissão do MDF-e e comprometer toda a logística.

Ser OTM é Complexo. Nossa Assessoria Simplifica.

Gerenciar uma operação multimodal exige um nível de controle e conhecimento regulatório sem precedentes. A Assessoria Nacional ao Transporte é especialista em habilitar e dar suporte a OTMs, garantindo a conformidade de ponta a ponta e a gestão de todos os documentos fiscais.

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CT-e Multimodal: o que é, quando emitir e o CT-e Vinculado a Multimodal

Uma operação de transporte é considerada multimodal quando ocorre através de diferentes modais. O documento utilizado para acobertar essa operação é o CT-e Multimodal. Neste vídeo explicamos a diferença entre CT-e Multimodal  CT-e "Vinculado a Multimodal". Confira!

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Licenças e Autorizações

  • ANTT
  • ARTESP
  • EMTU
  • PREFEITURA SP

Veículos Atendidos: Caminhão, Fiorino, Kombi, Van, Ônibus e outros.


NÃO VENDEMOS LICENÇAS, CUIDAMOS DE VIDAS

SOMOS UMA EMPRESA PRIVADA

Não possuímos qualquer vínculo com a ANTT ou qualquer outro órgão governamental. Somos um prestador de serviços de assessoria que visa facilitar e agilizar os processos para você.

O QUE NÃO FAZEMOS

Não tratamos de: Multas, Serasa, Processos Judiciais, ID-Jovem, Passe-Livre ou documentação para Transporte Próprio. Para estes assuntos, por favor, Ligue 166 ou acesse antt.gov.br.

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Somos uma empresa de Assessoria Empresarial parceira de escolas de transporte em todo o Brasil. Atuamos como um prestador de serviços que facilita a obtenção de certificados e a regularização junto aos órgãos fiscalizadores, reduzindo o tempo e a burocracia para transportadores e empresas. 

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O site oficial do governo para serviços é antt.gov.br (Telefone 166).

Informamos que os serviços governamentais podem ser solicitados diretamente nos canais oficiais sem a necessidade de intermediários. Nossos serviços de assessoria são opcionais e visam a comodidade e agilidade para o transportador.

 
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